Você concluiu seu treinamento, aprimorou seu currículo e finalmente recebeu a ligação para uma entrevista de emprego! Parabéns, mas conseguir a entrevista é apenas metade do trabalho para conseguir um emprego. A entrevista é um importante fator de decisão sobre se a empresa o contratará para o trabalho ou não.
Para muitos de vocês, a entrevista pode ser uma fera assustadora, que fica entre você e seu objetivo. No entanto, você pode facilmente domar essa fera e arrasar nessa entrevista se utilizar algumas dicas básicas, mas profundas.
Planeje com antecedência e esteja preparado para seu emprego
Este é um passo básico, mas crucial. Muitos simplesmente aparecem para uma entrevista e improvisam. Você nunca deve fazer isso. Antes da entrevista, dirija-se ao local da entrevista para se certificar de que sabe onde fica.
Nada diz “não me contrate” como alguém chegando atrasado para a entrevista, independentemente do motivo. Certifique-se de marcar o tempo e lembrar quanto tempo levou para chegar lá para garantir que você tenha tempo suficiente no dia da entrevista.
Em seguida, certifique-se de colocar sua roupa e toda a papelada que você pode precisar na noite anterior. Ao garantir que você tem tudo pronto para o rock ‘n’ roll e conhecer sua rota exata para chegar lá, você minimizará sua ansiedade e poderá chegar à sua entrevista com calma e tranquilidade.
Pesquise sobre a empresa
Participar de uma entrevista sem conhecer a empresa é como tentar construir um arranha-céu sem alicerce. Surpreendentemente, muitas pessoas perdem essa etapa crítica. Quando o entrevistador lhe pergunta: “Então, o que você sabe sobre nós?”
É MELHOR você ter uma resposta, se não tiver, a entrevista acabou antes mesmo de começar. Pesquise a história da empresa. Como eles foram formados?
Qual é a declaração de missão deles? Em quais nichos (se houver) eles trabalham (cuidados agudos, coluna vertebral, comportamental etc.)? Isso também irá ajudá-lo a ver como você se encaixaria na empresa.
Ao conhecer a empresa, sua história, outros fatos pertinentes, você agora tem material para iniciar uma conversa mais aprofundada.
Envolva-se em conversas significativas
A entrevista é uma oportunidade para você conhecer a empresa e a equipe, e para que eles tenham a oportunidade de fazer o mesmo com você. Se você apenas sentar e responder perguntas, a entrevista será chata tanto para o entrevistador quanto para o entrevistado.
Entrevistar é se relacionar e conversar com o entrevistador. Você precisa se conectar com eles, se não o fizer, eles não lembrarão seu nome quando chegar a hora da decisão!
Tente encontrar um terreno comum com eles, seja esportes, clima, paixão pelo trabalho, etc. No minuto em que você encontrar um terreno comum, sua entrevista será muito mais relaxada.
Quando sua entrevista é descontraída, você tem mais confiança e tem um desempenho melhor. Portanto, envolva-os como faria com qualquer outra pessoa que você conhece pela primeira vez, conheça-os e, mais importante, faça com que eles conheçam VOCÊ!
Conheça seus pontos fortes e fracos
Durante qualquer entrevista, você provavelmente ouvirá: “Qual é a sua maior força?” e seu adversário “Qual é a sua maior fraqueza?” Certifique-se de saber como responder a essas perguntas.
Pense em sua resposta antes da entrevista e tenha sua resposta pronta para sair de sua boca quando for perguntada. Você não quer hesitar em dizer a eles quais são seus pontos fortes. Isso mostra a integridade de suas palavras e transpira confiança em suas habilidades.
Além disso, se eles perguntarem quais fraquezas você tem, responda. Todos nós temos fraquezas, se você disser “nenhuma” você imediatamente perdeu a confiança do entrevistador.
No entanto, você também não precisa confessar todas as suas deficiências. Escolha uma ou duas fraquezas que você saiba como superar e como você as supera. Isso mostra ao empregador que você é engenhoso e um solucionador de problemas.
Por fim, saiba onde estão seus pontos fortes e fracos em seu currículo e histórico de trabalho e esteja preparado para falar sobre eles na entrevista de emprego.
Se sua experiência for limitada, tente mostrar a eles como os conjuntos de habilidades usados com sucesso em seus empregos anteriores podem ser usados em seu novo emprego. Ao se preparar para a conversa com antecedência, você se apresentará de uma forma muito positiva.
Use o contato visual corretamente para ter um bom emprego
Você sempre ouve “manter bom contato visual”, mas ninguém explica o que é “bom” contato visual. Você quer ter certeza de que está mantendo contato visual regularmente com o entrevistador.
No entanto, você não quer parecer um psicopata que está tentando encará-los! Mantenha o contato visual casual e natural, certifique-se de piscar ocasionalmente. Não se preocupe muito em quebrar o contato, pois isso é natural.
No entanto, se você quebrar o contato, volte imediatamente. Só podemos olhar para 1 olho de cada vez, certifique-se de trocar os olhos de vez em quando. Isso é algo que fazemos sem pensar, mas quando estamos nervosos, tendemos a olhar apenas para um olho.
Ao manter um contato visual bom e natural, você parece engajado com o entrevistador e genuinamente interessado no que ele está dizendo. Se você ainda luta para olhar alguém nos olhos, olhe para a ponte do nariz entre os olhos. Para eles, parecerá que você está olhando diretamente para eles, mas não está! Veja mais noticias como essa em nosso site.