Hoje vamos mostrar como ser uma referência profissional para seu novo local de trabalho. Você sabia que 75% das contratações no Brasil são feitas por indicações? Isso significa que alguém que você conhece conhece alguém que está envolvido no processo de contratação ou pode pelo menos levar seu currículo para a pessoa certa.
A questão é, então, quantas pessoas você conhece? Gerentes de contratação e recrutadores contratam novos funcionários a partir de indicações porque eles são recomendados. Eles confiam na palavra de seu atual funcionário de que quem eles estão se referindo é um trabalhador esforçado e se torna um ativo para a empresa.
As chances são de que você possa usar um pouco de fortalecimento da rede, como todos nós, porque se você estiver apenas se candidatando a empregos on-line, há apenas 25% de chance de conseguir o emprego.
Vamos colocar de outra forma, se houvesse apenas 25% de chance de que seu carro funcionasse, você ainda o dirigiria ou encontraria um meio de transporte diferente? Então, por que você está colocando todos os seus ovos em uma cesta e apenas se candidatando a empregos online?
O que queremos mostrar neste artigo
Não estamos defendendo a interrupção da candidatura a empregos on-line, mas simplesmente expandindo a amplitude em que outros meios estão sendo aplicados para seus esforços de busca de emprego.
Tudo se resume a networking e é de longe a maior ferramenta que você tem em seu arsenal de busca de emprego.
A maioria das pessoas não se concentra nisso porque é difícil. É difícil se levantar e ir conversar com um estranho ou perguntar a seus amigos quem eles podem conhecer, mas com a prática, ficará mais fácil. Há uma variedade de métodos que você pode usar:
Amigos e família:
Este pode ser o mais fácil de começar. Não tenha medo de usar seus amigos e familiares como recursos de rede. Você deve ser claro e conciso ao dizer a eles o que está procurando e fornecer uma cópia digital e impressa do seu currículo.
Grupos de rede:
Para praticamente qualquer ocupação, haverá um grupo de rede local. Por exemplo, na área de trabalho, existem grupos dedicados apenas a profissionais de RH – Recursos Humanos. Eles se reúnem quase todos os meses e apenas a profissão de RH é convidada a fazer contatos e discutir tópicos atuais de RH.
Você pode encontrar grupos como este no LinkedIn. Você deve tornar-se ativo na sua comunidade de profissões para encontrar os vários grupos relevantes. Uma rápida pesquisa no Google trará centenas em sua área. (grupos de rede de negócios, [sua área]). Outro recurso que você pode usar é a sua câmara de comércio local.
Dependendo do tipo de grupo, eles podem ter que se registrar na prefeitura para servidores públicos especializados e aprovados em concursos.
Rede de ex-alunos:
Se você se formou na faculdade ou está no processo, sua faculdade terá um departamento de serviços de carreira. Com uma visita ou um telefonema, eles poderão orientá-lo na direção certa para acessar a rede de ex-alunos.
Este será um diretório de todos que já se formaram na escola e seu título/ocupação atual. Mergulhe e encontre os ex-alunos relevantes e entre em contato com eles por telefone ou e-mail personalizado.
Serviços Comunitários:
Pense nas instituições de serviço comunitário como clubes de voluntários. Embora possa não haver nenhum evento de networking direto, sempre que você fala com alguém, você está fazendo networking.
Quase todos esses clubes têm horários dedicados para os membros se conhecerem e expandirem suas redes. Vá se tornar ativo em sua comunidade e conhecer novas pessoas e, ao mesmo tempo, retribuir.
Associações profissionais:
As Associações Profissionais existem há muito tempo e são formadas para cada indústria e ocupação específica. A Wikipedia descreve uma associação profissional como: “Os papéis dessas associações profissionais foram definidos de várias maneiras:
“Um grupo de pessoas em uma ocupação erudita que é encarregada de manter o controle ou a supervisão da prática legítima da ocupação”. por suas atualizações regulares no que se refere diretamente ao seu trabalho; são as notícias atuais especificamente para eles.
Por exemplo, um advogado gostaria de ingressar na American Bar Association porque isso o manterá informado sobre novos casos que formam o novas leis da terra Abaixo estão alguns exemplos de outras associações profissionais.
Considerações Finais Sobre Ser Uma Referência Profissional
Ainda prevalecem na sociedade de hoje o “clube de meninos velhos”. Você pode encontrá-los em muitas empresas de contabilidade, corretoras financeiras e bancos. As organizações empresariais de mulheres, no entanto, mudaram o cenário para as mulheres a partir dos anos 90 e crescendo desde então.
Embora ainda seja difícil quebrar o “clube dos velhos rapazes”, existem muitos grupos empresariais de mulheres em rápido crescimento que estão surgindo em todo o país. Eles fornecem apoio profissional e pessoal à mãe trabalhadora e à mulher solteira.
Apenas com tudo o mais mencionado acima, levará alguma pesquisa para encontrá-los. Uma pesquisa rápida na internet deve render alguns em sua área com os quais você pode se conectar. E sim, mesmo que você seja homem, você pode participar, mas você deve se comportar profissionalmente e ser um trunfo para o grupo. Veja mais noticias como essa em nosso site.